TOODO ARTE LINKEDIN 2

O futuro das viagens corporativas: Especula-se que 46% dos brasileiros devem retomar as atividades até começo de 2022

O mercado de trabalho está em constante processo de mudança mas nada se compara às transformações que foram de extrema necessidade ao longo do período da pandemia do covid-19.

Com o avanço da vacinação em 2021, muitas empresas e países estão retomando, aos poucos, suas atividades corporativas. Contudo, as expectativas neste momento estão em torno de como será o futuro do trabalho, se as coisas voltarão ao “normal” – como eram antes – ou se certas mudanças serão definitivas.

Segundo a pesquisa realizada pelo buscador de viagens, Kayak, as viagens corporativas retornarão até o fim deste ano para 23,9% dos entrevistados, enquanto 22,1% acreditam que isso acontecerá até o início de 2022. Ao todo, mil brasileiros foram ouvidos.

A pesquisa apontou ainda que, para quase 14% dos entrevistados, as viagens corporativas já voltaram. Outros 18,7% acreditam que elas devem voltar somente a partir do segundo semestre do próximo ano. A Kayak também mostra que 45,1% dos brasileiros gostariam de um emprego onde tenham a possibilidade de viajar.

Para entender melhor como será o cenário do mercado de trabalho no futuro e também das viagens corporativas, reuni algumas informações importantes para que você saiba o que será tendência nos próximos anos e como se preparar para essas mudanças. 

O Trabalho do Futuro

Não é possível falar sobre o futuro sem mencionar como está o trabalho atualmente. Com a flexibilização em diversas regiões do país e do mundo, o trabalho ainda sente as restrições determinadas para o controle da covid-19, mas o clima é muito mais de esperança do que de preocupação.

Diante desse cenário, muitas empresas voltaram a funcionar – algumas ainda com restrição de horário e/ou lotação – e isso movimentou novamente o mercado de trabalho, seja acionando os colaboradores que estavam aguardando o retorno da empresa ou até mesmo com novas contratações.

Transformação digital

Muitas mudanças que aconteceram em decorrência da pandemia já caminhavam para ocorrer, como é o caso da transformação digital – sabemos que hoje em dia é possível encontrar tudo na internet – e do trabalho remoto, não há como negar que o home office trouxe muitas experiências positivas, mesmo com desafios para a implementação repentina.

Além dessas mudanças que deverão se manter no futuro do trabalho e das viagens corporativas, são esperadas pelo menos 5 outras mudanças para os próximos anos, como:

1. Mais concorrência profissional para conquistar uma vaga de trabalho;

2. Especializações serão essenciais para uma boa remuneração;

3. Globalização econômica com base em avanços tecnológicos e logísticos;

4. Flexibilização de horários e preocupação com o bem-estar dos colaboradores;

5. Desenvolvimento tecnológico cada vez maior nas empresas; 

Para o futuro do trabalho pós-pandemia, a tendência é de que surjam novas oportunidades de trabalho, de que as empresas exijam colaboradores muito mais especializados e de que os estudos remotos (EAD) se tornem comuns na rotina dos profissionais. 

O futuro das viagens a trabalho

Ao longo da pandemia ocorreram diversas mudanças importantes, como a restrição para viagens em certos destinos e diminuição da ocupação dentro de aviões e ônibus de viagem. 

No futuro das viagens a trabalho é esperado que as tendências se mantenham e se tornem conceitos comuns dentro das empresas. 

O que inclui a realização apenas de viagens necessárias e com maior planejamento, entre outras tendências que são inevitáveis para o futuro do trabalho e das viagens corporativas.

Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e nos conte as suas expectativas profissionais para os próximos anos. Compartilhe este post nas suas redes sociais e apresente essas ideias na sua empresa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *