Cada empresa estabelece sua política de viagens corporativas de acordo com a sua realidade. No entanto, para todas elas o controle de despesas é essencial para otimizar a gestão de qualquer departamento.
É nesse contexto que o uso de indicadores se tornam grandes aliados para que a empresa consiga monitorar e empregar seus recursos de maneira inteligente e cumpra seus objetivos, dentro do orçamento estipulado – minimizando riscos e imprevistos.
Neste post, iremos conferir 5 indicadores a serem utilizados e de que forma eles podem auxiliar na gestão.
1. Volumetria
Esse é um dos indicadores mais importantes e serve para medir o volume de viagens que acontecem em um determinado período de tempo.
Independentemente do segmento da organização, a volumetria é fundamental para a composição de estratégias que aumentam a eficácia da gestão de viagem a trabalho — principalmente quando há uma separação por áreas.
Nesse aspecto, medir a volumetria é o pontapé inicial para gerenciar o orçamento, medir o retorno sobre o investimento e aplicar outros indicadores sejam eles de viagem ou não.
2. Ticket Médio
É uma das métricas mais citadas quando o assunto é sucesso em vendas. Ele é um indicador de desempenho, que também pode ser utilizado para medir o valor investido com as viagens corporativas.
O número revela uma base segura para estabelecer os próximos orçamentos, traçar estratégias que reduzam o ticket ao mesmo tempo que aumentam a produtividade das equipes em trânsito e investir em plataformas de mobilidade corporativa que tragam mais qualidade para a gestão de viagens.
3. Share de Players e modalidades
Para analisar a competitividade das suas ofertas, é interessante buscar no seu meio algumas referências de ticket médio para comparar.
Para diminuir o ticket médio e trabalhar com estratégias de locomoção com um ótimo custo-benefício, o que não falta são opções de hotéis, motoristas de aplicativos, locadoras de veículos e companhias aéreas para orçar os serviços.
Empresas que desejam ter pleno controle sobre o orçamento precisam ter uma boa visão sobre o custo de cada uma dessas modalidades e a sua representatividade na gestão financeira.
O sistema Toodo, por exemplo, concentra todas essas operações gerenciando todas as compras de despesas e viagens corporativas em uma única plataforma.
4. Satisfação dos colaboradores
Quando se trata das viagens corporativas, é fundamental que os profissionais se sintam seguros e protegidos durante toda a jornada fora do seu domicílio, além de ser uma forma de serem valorizados.
A nova geração chega ao mercado de trabalho com o propósito de se relacionar não apenas no ambiente tradicional do escritório, mas também fora dele. Uma viagem de trabalho não é só uma viagem de trabalho, é uma oportunidade de fazer contatos, fechar negócios e praticar o bleisure, ou seja, uma viagem em que você pode unir o trabalho com momentos de lazer.
5. Custo total com mobilidade
Mesmo depois de analisar todos os indicadores sugeridos ao longo deste post, o custo total com mobilidade não deve ser descartado. Ele garante a visão unificada de todos os players utilizados nas viagens corporativas, contribuindo para que os gestores entendam se as opções escolhidas estão ou não alinhadas ao negócio.
Além disso, ao cruzar dados como volumetria, share de players e ticket médio, o gestor pode descobrir os períodos e companhias mais baratas para voar.
Viu como vale a pena utilizar os indicadores de maneira estratégica para potencializar suas vendas?
Somos a Toodo, uma empresa com muita experiência na gestão de despesas e viagens corporativas e desenvolvimento de sistemas que ajuda você a manter o controle dos custos com viagens utilizando esses indicadores com inteligência.
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