As mudanças nas regras de companhias aéreas deixaram algumas dúvidas do que se pode levar na mala de mão.
Antes de tudo é importante esclarecer que mala de mão é aquela que não precisa despachar na hora do check-in e pode levar ser levada no avião sem custo adicional.
Ela deve ser acomodada no bagageiro superior ao acento ou embaixo da onde o passageiro está sentado, conforme a orientação da companhia aérea durante o embarque.
De acordo com as regras da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), em voos domésticos o passageiro pode ter direito (de acordo com a opção escolhida junto à companhia aérea) a mala de mão, que pode pesar até 10 kg e as dimensões da mala não pode ultrapassar 115 cm da soma de comprimento + altura + largura.
Desde abril de 2019, as companhias aéreas brasileiras passaram a fazer um controle mais rígido para conferir se a mala de mão está dentro desses padrões estabelecidos.
É comum encontrar nos aeroportos diversas balanças e totens para medir a mala próximos aos balcões de check-in de embarque.
O que pode e o que não pode levar?
Na hora de saber o que pode levar nessa bagagem, é importante ficar atento aos itens que se pode levar. O que é proibido é retirado no momento do embarque
Estes itens são, geralmente, objetos que não oferecem risco à saúde da tripulação e dos passageiros e também produtos de uso pessoal.
Veja alguns exemplos:
- Bolsa ou maleta de mão no tamanho permitido;
- Casacos, mantas ou cobertores;
- Itens de higiene pessoal, como: hidratante, pasta de dente, escovas para cabelos e dentes, desodorante, etc;
- Guarda-chuva ou bengala sem pontas;
- Livros;
- Eletrônicos, como notebook e celular;
- Documentos;
- Maquiagem sólida, como batom e protetor labial;
- Alimentos para criança, mamadeiras em quantidade suficiente para a duração do voo;
- Alimentos rápidos, como: biscoitos e frutas;
- Medicação vital, com prescrição médica e horários;
- Medicamentos que não necessitam de prescrição médica, como descongestionante nasal, anticoncepcional, etc.;
- Pequenos acessórios, como: brincos, anéis e pulseiras.
De qualquer forma, é importante consultar com a companhia aérea sobre as regras específicas: elas podem alterar.
O que não pode levar na mala de mão?
Assim como ter conhecimento do que pode levar, é importante saber quais os itens que são proibidos.
Neste caso, de acordo com a ANAC, são itens que podem prejudicar o bem-estar no voo ou trazer riscos aos passageiros e tripulação. Confira quais são eles:
- Objetos que possam cortar ou perfurar, como: canivetes, alicate de unha, tesouras ou qualquer item pontiagudo;
- Líquidos, substâncias pastosas ou géis, desde que estejam em embalagens de até 100ml, com o limite de 10 embalagens, no total de 1l.
Caso o passageiro viaje com bebês, eles só terão direito a essa bagagem de mão se tiverem acento próprio comprado para eles.
Caso contrário, os responsáveis podem levar apenas um carrinho de bebê, que não é contado como bagagem de mão.
Nestes casos não é necessário avisar a companhia aérea, porém só é permitido o embarque tendo em mãos todos os documentos legais que comprovem a maternidade ou paternidade e autorização para viagem.
Os passageiros que estiverem fora das regras, seja pelo tamanho ou peso da mala, deverão despachar as bagagens nos balcões de check-in e estarão sujeitos à cobrança.
Como funcionam os voos internacionais?
No caso dos voos internacionais o controle costuma ser ainda mais rigoroso. As permissões e restrições sobre mala de mão variam de acordo com a companhia e com o país de origem.
Nesse caso, é preciso se informar com a companhia ou agência de viagens antes de sair de casa.
Nesse caso, além de averiguar os padrões de tamanho e peso estabelecidos pelas companhias brasileiras, é necessário verificar nas companhias estrangeiras que serão utilizadas.
O recomendado é levar uma ou duas mudas de roupa, joias, dinheiro, documentos, aparelhos eletrônicos, itens de higiene e medicamentos.
De acordo com a Anac, itens líquidos e pastosos, como xampus, condicionadores e cremes podem ser levados sem restrição em voos domésticos, porém em voos internacionais há limite de até 100ml por embalagem.
Consulte caso a caso
Antes de montar sua mala de mão, o ideal é consultar as companhias aéreas ou agência de viagens que darão a orientação correta.
Na Toodo é possível contratar diversas agências, de acordo com preço e destino de preferência, que darão todo o suporte em caso de emergências.